terça-feira, 17 de maio de 2011

UNASUL

ATA DA PALESTRA

13-05

Tema: COMUNIDAD SUDAMERICANA DE NACIONES - UNASUL

Apresentadores: Professores Doutores Larissa, Valter e Eduardo Gomes.

Inicialmente o professor Eduardo apresentou a Unasul. Explicando que esta surgiu com a intenção de dar continuidade as atividades e objetivos da CASA (comunidade sul-americana das nações) utilizando de suas experiências. Foram apresentadas varias outras instituições que de alguma forma tem ou tiveram integração dos Estados como objetivo principal.
O apresentador fez referencia ao Mercosul, Aladi e a comunidade andina de nações CON, esses tem viés econômico, já a UNASUL tem a intenção de ir além dos interesses econômicos, pretende entre outros promover a integração física, proteção ambiental, integração energética, justiça social, políticas que vão além das meramente econômicas, voltado ao desenvolvimento sustentável dos estados, e a inclusão.
O Tratado Constitutivo da Unasul foi assinado em 23 de maio de 2008, na Terceira Cúpula de Chefes de Estado, realizada em Brasília, Brasil. De acordo com o Tratado Constitutivo, a sede da União será localizada em Quito, Equador.

Professor Valter – especialista em UNASUL
Segundo o professor, alguns autores abordam a UNASUL fazendo referência a União Europeia, comparando uma inciativa com a outra. Para esses autores a grande questão está na motivação que leva a criação desses blocos, por exemplo, para a Europa a motivação teria sido os horrores vividos na segunda guerra mundial, e a integração seria uma solução para a paz.
Esses autores questionam a motivação para a unificação sul-americana. Pois, para eles, não há um motivo forte que leve ao sucesso a intenção. Aqui foi feito um paralelo entre as politicas dos países sul-americanos e de seus chefes de Estado que demonstrou um alinhamento ideológico entre as nações, porém, esse motivo não é forte o suficiente para o êxito da integração.
Foi questionada também a falta de objetividade nos propósitos e metas e ainda a questão da falta de confiança entre os países membros.

Professora Larisssa
Falou da importância da discussão do tema no comércio internacional.
Ressaltou os seguintes pontos:
1. O continente americano é o que conta com maior número de blocos regionais. Há segundo ela, uma obsessão pela integração que nem sempre obtém sucesso. Segundo a professora para que uma integração funcione precisa ser uma integração social e cultural não somente comercial.
2. Na última década do século XX as graves crises que afetaram o México o Brasil e Argentina levou a acessão governos progressistas, que rejeitam acordos com países hegemônicos.
3. A UNASUL engloba todos os países da América do Sul 13 países. Não é a primeira tentativa de integração outras já existiram.
4. Grande originalidade da UNASUL é a questão da integração política.
5. UNASUL teve inicio em 2008 com a atuação na crise regional regida sem a intervenção dos EUA na Bolívia, porém só entrou no mundo jurídico propriamente dito em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário