terça-feira, 17 de maio de 2011

Acadêmicos e mestrandos de Direito debatem os Desafios da Unasul

Acadêmicos e mestrandos de Direito debatem os Desafios da Unasul
Incluido por: jenifer
Data: 16/05/2011

Desafios da Unasul e Democracia foi o tema da palestra da Escola de Direito e Relações Internacionais, Mestrado em Direito e o Grupo Pátrias das Faculdades Integradas do Brasil. O debate foi ministrado pelos professores da Unibrasil Eduardo Biacchi Gomes, Valter Fernandes Cunha e Larissa Ramina.

Gomes apresentou a Unasul e explicou quais os objetivos da organização. Segundo o professor, ela surge a partir do projeto da Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA), e pretende utilizar as experiências dentro dos processos de integração. “Buscar o desenvolvimento entre os estados, de forma que haja uma redução das desigualdades sociais e econômicas é um dos objetivos da Unasul”, explica.

O professor Valter Fernandes Cunha comenta que o papel da Unasul é constituir um centro de coordenações e concertação de políticas e para a integração das nações Sul-Americanas. Cunha abordou em sua fala as críticas que alguns autores tem sobre a efetividade da Unasul, como o fato dela não ter instrumentos necessários para torná-la efetiva e para que ela aconteça realmente. O professor destaca o fato dela ter um projeto de intenções ambicioso, objetivos bastante extensos, mas que no entanto falta à Unasul a criação de meios para a realização das propostas.

“Alguns autores também apontam que não há um cronograma, uma hierarquia de objetivos, então atacam os mais diversos possíveis e não tem uma espécie de priorização dos mesmos”, ressalta Cunha. O professor lembra também que a Unasul depende muito do voluntarismo dos governos das nações constitutivas. “Portanto não tem ainda estrutura própria que faça com que as políticas aconteçam e então ocorra essa integração de políticas públicas”, esclarece.

Larissa Ramina salientou a complementaridade da Unasul e Mercosul no sentido de que não se tratam de projetos divergentes de integração. Segundo ela um complementa o outro, portanto a Unasul não é nenhum obstáculo no fortalecimento do Mercosul. A professora fala também sobre a Universidade Federal da Integração Latino-americana – Unila. “É uma integração cultural autêntica, ou seja, não só do ponto de vista econômico”, observa.

O acadêmico do 1º período de Direito, Charles Alberto Coutinho de Lima comenta que as palestras são fundamentais para reforçar e esclarecer os temas. “Esclarecer como o caso desse tema são tratados importantes entre países Sul-Americanos, que de certa forma nos envolve”.

Jenifer Magri

O professor Valter Fernandes Cunha comenta que o papel da Unasul é constituir um centro de coordenações e concertação de políticas e para a integração das nações Sul-Americanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário